24 setembro, 2009

6a. sessão da oficina: Max Weber

[Fábia Berlatto,
Buenos Aires, 2007]

síntese metodológica de Max Weber:
A ética protestante e o espírito do capitalismo

por Paulo Costa

Em suma, o resultado ou a tese de A ética não é a proposição dos fatores culturais como variável independente ou mesmo necessariamente importantes para a compreensão de todos os processos históricos, mais ou menos complexos.
Weber está propondo o seguinte:
1- que a articulação entre um mesmo conjunto de elementos ou fatores pode ter resultados distintos em função da presença ou ausência de um dado fator crucial;
2- que, mesmo sendo os aspectos econômicos fundamentais no processo histórico, fatores de outra natureza podem ser decisivos para que um determinado processo histórico ocorra.
Para provar tais teses, Weber simplesmente usa o exemplo do capitalismo no Ocidente para mostrar que a compreensão de sua particularidade em relação a outras sociedades não capitalistas nem ocidentais, tem que levar em conta uma variável que não é, ao menos estritamente, econômica, mas sim uma ética religiosa que, por sua vez, possui implicações econômicas.
Entretanto, a proposição de uma “história universal da cultura” a partir de tais teses significa que os fatores culturais deveriam sim ser considerados, mas não necessariamente como variáveis independentes.

NUSP 30 set. 2009
14 hs.

para baixar o paper,
clique aqui
.

Nenhum comentário: