18 setembro, 2009

Revolução versus revolta

[Russia 1917
Revolution Scenes]


Hugo Loss

Skocpol distingue "revolução" de "revolta": ambas são processos de modificação da realidade social, mas a revolução modifica de uma forma específica.
Assim, de uma forma mais ampla, o conceito é derivado da especificidade do processo de mudança que a sociedade passou.

"Naturalmente que as revoluções sociais não foram as únicas forças de mudança que operaram na era moderna. No quadro da "Grande Transformação" (ou seja, a comercialização e a industrialização a nível mundial, o nascimento de Estados nacionais e a expansão do sistema dos Estados europeusaté abarcar o mundo inteiro), em todos os paises se verificaram convulsões políticas e mudanças socioeconomicas. Porém, neste quadro, as revoluções sociais merecem uma atenção especial não apenas devido ao seu extraordinário significado para as histórias das nações e para o mundo, mas tamém devido à especificidade da mudança sociopolítica.
As revoluções sociais são trasformações rápidas e radicais das estruturas de classe e de Estado de uma sociedade; e são acompanhadas e em parte levadas a cabo por revoltas de classes inferiores. As revoluções sociais distinguem-se de outras espécies de conflitos e de processos transformadores, sobretudo devido à combinação de dois aspectos coincidentes: a coincidência da mudança estrutural da sociedade com a sublevação de classes; e a coincidencia entre a transformação política e a transformação social. Pelo contrário, as revoltas, mesmo quando bem sucedidas, podem envolver a sublevação das classes subordinadas - mas não originam uma mudança estrutural (em nota: Tal como entendo este caso, a Revolução Inglesa (...) constitui um excelente exemplo de uma revolução política. O que fundamentalmente conseguiu realizar foi o estabeleceimento de um governo parlamentar através da revolta de setores da classe terratenente dominante contra potenciais monarcas absolutos. (...) Um outro bom exemplo de revolução política, mas não social, é a Restauração Meiju no Japão, que será objeto de análise no capítulo 2. fim da nota). E processos como a industrialização podem transformar as estruturas sociais sem obrigatoriamente causarem ou resultarem de súbitos levantamentos de caráter político ou de mudanças fundamentais político-estruturais. O que é peculiar das revoluções sociais é o fato de as mudanças fundamentais verificadas na estrutura política e na estrutura social ocorrerem conjuntamente e se reforçarem mutuamente. E estas mudanças processam-se através de intensos conflitos sociopolíticos, nos quais as lutas de classe desempenham um papel esencial" p. 16-17.

In: SKOCPOL, Theda. Estados e Revoluções Sociais: análise comparativa da França, Russia e China. Lisboa, Presença,1985.

Nenhum comentário: